HISTÓRIAS DAS MINIPORTAS

Conto #4 Talvez... o diário de uma criança?
Julia Pereira

Colégio Integral de Curitiba - Paraná (2023)

*Este conto foi criado em um projeto realizado no Colégio Integral sob a coordenação da profa. Vanessa, inspirado nas MiniPortas de Maringá, e gentilmente cedido para publicação neste site.

 Lá estava eu, pois é, eu mesma. Estava lá, sentada. Sentada embaixo de uma árvore. Observando. Apenas observando aquela tal porta de que tanto falam por aí. Sei lá, às vezes me bate uma curiosidade, queria tanto saber o que tem depois dela, mas né, sempre me dizem "você é muito grande para isso" "você não vai caber ali" "mas vai que tem algo perigoso" ou até mesmo "o que você está fazendo com essa curiosidade? Deixe isso para os homens". Não suporto, aff. Mas sabe, fico imaginando aqui, será mesmo que tem algo perigoso lá? Ou será que é apenas um local cheio de fadas? Pode ser um caminho para uma floresta também... igual nos filmes! Igual aqueles exploradores que vão em locais para uma simples pesquisa e se perdem, e depois acham um esqueleto vivo! Não, calma, ai meu Deus, o que eu estou pensando, isso é vida real! Então, deve ser... sei lá, talvez um matagal cheio de cobras muito venenosas e perigosas! Ou também pode ser um castelo com uma linda princesa, muito corajosa e bonita! Não daquelas que usam um vestido rosa e bordado, beca! Eu digo daquelas que usam roupas comuns, daquelas que são corajosas e vivem muito bem sem um príncipe! Como aquela daquele filme... sabe? Aquela lá, que enfrenta um urso, e na verdade é a mãe dela! Acreditam nisso? A própria mãe! Ai Jesus, já estou pensando em baboseiras novamente! Vou ser mais realista agora. Pode ser...que tenha... hummm... já sei! Pode ter um cachorrinho! Sim! Não, um gatinho! Imagina só! Um monte de gatinhos roxos, amarelos, vermelhos, azuis e até coloridos! Pera, isso não existe, meu santinho, agora eu definitivamente estou com pura besteira na cabeça. Ai! Chega de pensar! Vou lá ver o que tem nessa porta de uma vez! Ai, mas... essa porta é de metal... isso não é um bom sinal, se a porta é de metal... significa que estão prendendo algo muito perigoso! Como um urso! Igual aquele do filme que eu falei! Tive uma ideia! Vou lá em casa pegar um escudo e uma espada! Igualzinho a princesa que eu falei!

- Tá, já volto.

  Pronto voltei. Olha só, eu peguei um escudo, é a tampa do lixo da minha casa, mas tudo bem, não vai fazer falta. Eu também peguei essa espada linda! Eu tinha ganho de presente da minha avó, porque ela achava que as mulheres tinham que guerrear também, e aí né, ela me deu a espada dela. Ela é muito gr- ai! Meu dedo! Eu me cortei com a espada! Meu Deus está saindo sangue! Ah eu vou morrer por falta de sangueeee! Mas pera... e se depois daquela porta... estiver escondido um monte de médicos esperando para me dar umas picadinhas com aquelas agulhas enormes! É melhor eu me preparar bem então, pode ser perigoso mesmo. Nossa, já está escurecendo! Vamos logo ver o que tem nessa porta antes que fique noite!

  Ah não! Está de brincadeira que eu fiquei aqui o dia inteiro e essa porta está trancada! Nem vem! Eu vou abrir essa porta nem que seja a última coisa que eu faça! Não, calma, a última não, eu não posso morrer ainda, eu só tenho 9 anos! Sou muito nova! E eu ainda nem dei comida para meu cachorrinho hoje! Se eu morrer ele vai passar fome! Ok, já me decidi. Não vai ser a última coisa que eu vou fazer, mas eu vou conseguir! Espera só um pouquinho, estou pensando em como abri-la. Já sei!

  É como se minha avó tivesse previsto que algum dia eu iria precisar de uma espada para abrir uma mini portinha de metal! Será que minha vó veio do futuro? Deve ser por isso que ela era tão inteligente. Mas agora foco, tenho que focar em abrir essa porta! Vou colocar a espada aqui em cima e fazer tipo uma alavanca! Isso! É uma ótima ideia, não é? Você deve estar se perguntando de onde eu tirei uma ideia tão boa, ai ai, não conte para ninguém, mas eu tirei essa ideia de um livro que eu li, você está surpreso por não ter sido uma ideia minha né?

- Hahaha. Bom, vou tentar abrir essa porta logo.

- Calma, tô quase conseguindo, ela tá encaixando e... consegui!!

- Uhuul! Eu vou descobrir finalmente o que tem nessa porta!

- Espera... mas... não tem nada?

- Ué. Que sem graça, não tem nada aqui, vocês acreditam nessa atrocidade? Ave Maria mesmo. Mas olha, vamos pensar pelo lado bom. Eu fiquei o dia inteiro me divertindo e imaginando coisas maluquinhas igual eu!

- Hahahaha. Realmente, foi muito divertido mesmo! Bom, agora que eu já sei que tenho essa maravilhosa capacidade de imaginar mil coisas... vou passar todos os meus dias assim! Dessa forma eu tenho uma desculpa para não ir para escola!

- Pera, mas se eu não for para escola não vou ver meus amigos! E vou virar uma menina burra que não sabe de nada! Credo, assim vou acabar virando uma mulher que só fica em casa trabalhando para o marido e sem opinião nenhuma!

- Não! Já sei, vou estudar bastante, e nos meus tempos livres, eu posso ficar imaginando coisas e escrevendo histórias! Como estou fazendo agora! E também acho que você deveria fazer o mesmo! É muito legal ficar imaginando coisas! Eu super recomendo!    Mas... minha última perguntinha... você também gostaria de se tornar uma princesa corajosa, inteligente, legal e engraçada igual a mim? Porque nós poderíamos ser amigos! Ou também... poderia ser um príncipe corajoso, inteligente, legal e engraçado igual também! Bom, acho que poderíamos montar um mundo inteiro de super príncipes e princesas!

  Daí, o mundo seria muito melhor se a gente tirasse um tempo para descansar a mente e imaginar mil coisas, não seria? Eu sei que seria! Pois bem, então venha, siga o meu exemplo! Estude bastante, mas se divirta também! A diversão também é importante, até mesmo para adultos e adolescentes! Pensa só, adolescentes seriam muito mais legais se eles usassem a imaginação e não só o lado racional da cabeça! Então... se divirta bastante, para que você não cresça e pense "Por que eu não aproveitei a minha vida me divertindo? Eu deveria ter me divertido", portanto, se divirta bastante e não esqueça de estudar! Tchau, tchau gente!