HISTÓRIAS DAS MINIPORTAS

Conto #37 A mini porta da reflexão
Ricardo Zanette

Colégio Integral de Curitiba - Paraná (2023)

*Este conto foi criado em um projeto realizado no Colégio Integral sob a coordenação da profa. Vanessa, inspirado nas MiniPortas de Maringá, e gentilmente cedido para publicação neste site.

Jonas é um rapaz de 18 anos que mora em um sobrado, mas esse sobrado esconde um segredo… no sótão existe uma mini porta encostada numa parede pequena.

  Um certo dia Jonas encontrou essa mini porta, então se perguntou o que era aquilo. Com medo do havia dentro, nunca teve coragem de abrir, mas sempre ficava tentando achar um jeito de descobrir o que tinha dentro sem abri-la, sendo sacudindo ou até usando mecanismos diversos, porém nunca conseguiu abrir.

  Se passou um dia, uma semana, um mês, 5 meses e nada de tentar abrir, mas sempre ficava com o sentimento de angústia e ao mesmo tempo ansioso toda vez que olhava para aquela portinha. Ele havia parado tudo na vida dele, a faculdade, os estudos, tudo para tentar desvendar do porque aquilo existia, e se existia algum motivo, porque isso estaria na casa dele.

  Passou mais um mês e nada… Só as notas piorando a ansiedade aumentando. Até que um dia ele decidiu abrir. A portinha estava apenas fechada, sem nenhuma chave ou algo do tipo trancando-a, ele precisava apenas de coragem, dito e feito, abriu a portinha e…Não tinha nada dentro dela, apenas um papel com uma mensagem escrita nele, esta mensagem dizia:

- “Porque perdeu tanto tempo para uma coisa tão pequena”?

  Diante daquele momento, ele ficou muito triste por todo o tempo que perdeu para descobrir o que havia dentro, e depois descobrir que aquilo era só uma mensagem de reflexão do tipo: “pare de perder tempo com coisas bobas/pequenas”. Mas ele sabia que agora era o momento dele, repensar tudo que ele fez e o que pode melhorar e voltar a estudar normalmente.